Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
21 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 19 visitantes :: 1 motor de busca

ce8cau, cido zener

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptyQua 15 maio 2024 - 17:47 por rgb audio

» Ajuda com projeto de fonte para 4000 voltz
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptyQua 15 maio 2024 - 9:56 por JeanCastilhoa

» esquema studio r z1
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptySex 10 maio 2024 - 16:50 por luiz h souza

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptyTer 7 maio 2024 - 21:53 por sergiopbastos

» Meu irs 900 stereo
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptyQua 1 maio 2024 - 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptyDom 14 Abr 2024 - 12:58 por ROLDAO

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» amplificador class h tailandes
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_lcapAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_voting_barAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_lcapAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_voting_barAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_lcapAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_voting_barAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_lcapAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_voting_barAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_lcapAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_voting_barAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_rcap 
Railson (2119)
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_lcapAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_voting_barAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_lcapAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_voting_barAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_lcapAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_voting_barAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_lcapAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_voting_barAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_lcapAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_voting_barAjuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

+5
Humberto pedro Barbosa
jocelio
Heidern
louroimortaldotempo
juli@no
9 participantes

Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por juli@no Dom 19 Jan 2014 - 23:06

Boa noite, galera.
Já existe um tópico sobre este projeto, mas é antigo e ninguém me respondeu por lá. Então resolvi criar um novo.
Segue em anexo a imagem da PCB de uma fonte chaveada de 800W simétrica.
Estou tentando desenvolvê-la. Alias, conheci este projeto pelo próprio fórum...
Indiquei por um círculo vermelho onde tenho dúvidas:

n.1: Que componente é este, meio oval as extremidades? (Me parece um varistor).
n.2: Não sei que componente é este, de 1k.
n.3: Qual a função deste resistor NTC na entrada da fonte? Sei que sua resistência diminui conforme a temperatura aumenta, mas não cosegui enxergar o tipo de proteção aplicada. (Diminuir a corrente de partida?)
n.4: Esses capacitores quadrados, são que tipo de capacitores? Poliester? Por que é utilizado este tipo de capacitor e não os capacitores de disco cerâmico ou poliester normal?


Por fim, olhando no ecatronix.com.br, não encontrei estes diodos MUR1560, más encontrei o Fep16dt. Olhei o datasheet e as configurações são bem próximas. me parece até um pouco mais robusto. Posso subistituir os originais por estes?

Muito obrigado, galera!


Imagem do projeto:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/593/q4rq.jpg/
juli@no
juli@no
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 51
Data de inscrição : 04/01/2014
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por louroimortaldotempo Seg 20 Jan 2014 - 2:38

juli@no escreveu:Boa noite, galera.
Já existe um tópico sobre este projeto, mas é antigo e ninguém me respondeu por lá. Então resolvi criar um novo.
Segue em anexo a imagem da PCB de uma fonte chaveada de 800W simétrica.
Estou tentando desenvolvê-la. Alias, conheci este projeto pelo próprio fórum...
Indiquei por um círculo vermelho onde tenho dúvidas:

n.1: Que componente é este, meio oval as extremidades? (Me parece um varistor).
n.2: Não sei que componente é este, de 1k.
n.3: Qual a função deste resistor NTC na entrada da fonte? Sei que sua resistência diminui conforme a temperatura aumenta, mas não cosegui enxergar o tipo de proteção aplicada. (Diminuir a corrente de partida?)
n.4: Esses capacitores quadrados, são que tipo de capacitores? Poliester? Por que é utilizado este tipo de capacitor e não os capacitores de disco cerâmico ou poliester normal?


Por fim, olhando no ecatronix.com.br, não encontrei estes diodos MUR1560, más encontrei o Fep16dt. Olhei o datasheet e as configurações são bem próximas. me parece até um pouco mais robusto. Posso subistituir os originais por estes?

Muito obrigado, galera!


Imagem do projeto:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/593/q4rq.jpg/

amigo você mesmo já respondeu boa parte das perguntas:
1-sim é um varistor.
2-trimpot multi voltas
3-função:eliminar o pico de corrente de partida (INRUSH)
4-capacitores supressão EMI X2  dá uma olhada no link abaixo sobre esses capacitores:
http://www.ehow.com.br/diferencas-capacitores-x1-x2-y1-y2-info_20827/

quanto aos diodos que você citou não aconselho eles tem uma tensão reversa de 200v
você tem que levar em conta o Duty cycle max da fonte eu costumo usar diodos com tensão
reversa com 3veses a tensão de saída de uma rama a outra aconselho usar minimo 400volts
quanto a proteção de curto de saída essa fonte não tem.

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Explica%25C3%25A7a%25C3%25B5
 Positivo
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagens : 319
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 55
Localização : palmeira dos indios alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por juli@no Seg 20 Jan 2014 - 18:20

Cara, valeu pelas dicas!

Me restam mais algumas dúvidas:

1 - Para qual valor de tensão devo projetar o secundário do transformador? Pois, quando o sinal de entrada dos diodos retificadores é um sinal senoidal, a saída retificada vai para o valor de pico (V_entrada*1,41). Neste caso é igual? Pois o sinal de entrada é quadrado. Eu quero alterar este projeto para conseguir na saída um valor de 13,5 à 14V. (removendo a saída negativa e tendo apenas +vcc e GND). Já devo projetar o secundário para este valor diretamente ou devo considerar o aumento após a retificação?

2 - Qual a área minima necessária do núcleo do transformador para a potência projetada? Neste caso, a potência é de 800W. Procurei na net e encontrei uma conta muito simples, isso me deixou com receio. Onde li, apenas diziam para extrair a raiz quadrada da potÊncia, o resultado seria a área do núcleo. No meu caso, uma área de 28,3 cm². Isso está correto mesmo?

3 - Eu não entendi a parte da tensão de referencia de saída, ligada ao acoplador óptico, através dos diodos zener. Se a tensão de saída ficar abaixo de 80V, o SG3525 perde a referência. Mas o que acontece?

Sobre a questão que vc me explicou sobre os diodos de saída, como a tensão de saída será aprox. 14V, a variação máx. do duty cicle seria de 28V, então estes diodos que te indiquei poderiam aguentar o tranco, né? Já que a tensão reversa estaria dentro do que vc me explicou.

Desculpe perguntar tanto assim, mas para poder alterar este projeto, primeiro eu preciso entender os detalhes.

Vlw, man!
juli@no
juli@no
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 51
Data de inscrição : 04/01/2014
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por louroimortaldotempo Ter 21 Jan 2014 - 2:49

juli@no escreveu:Cara, valeu pelas dicas!

Me restam mais algumas dúvidas:

1 - Para qual valor de tensão devo projetar o secundário do transformador? Pois, quando o sinal de entrada dos diodos retificadores é um sinal senoidal, a saída retificada vai para o valor de pico (V_entrada*1,41). Neste caso é igual? Pois o sinal de entrada é quadrado. Eu quero alterar este projeto para conseguir na saída um valor de 13,5 à 14V. (removendo a saída negativa e tendo apenas +vcc e GND). Já devo projetar o secundário para este valor diretamente ou devo considerar o aumento após a retificação?

2 - Qual a área minima necessária do núcleo do transformador para a potência projetada? Neste caso, a potência é de 800W. Procurei na net e encontrei uma conta muito simples, isso me deixou com receio. Onde li, apenas diziam para extrair a raiz quadrada da potÊncia, o resultado seria a área do núcleo. No meu caso, uma área de 28,3 cm². Isso está correto mesmo?

3 - Eu não entendi a parte da tensão de referencia de saída, ligada ao acoplador óptico, através dos diodos zener. Se a tensão de saída ficar abaixo de 80V, o SG3525 perde a referência. Mas o que acontece?

Sobre a questão que vc me explicou sobre os diodos de saída, como a tensão de saída será aprox. 14V, a variação máx. do duty cicle seria de 28V, então estes diodos que te indiquei poderiam aguentar o tranco, né? Já que a tensão reversa estaria dentro do que vc me explicou.

Desculpe perguntar tanto assim, mas para poder alterar este projeto, primeiro eu preciso entender os detalhes.

Vlw, man!

olá,se você está querendo auterar esta fonte para uso automotivo aconselho procurar no forum
por fonte automotiva o topico é esse: http://www.eletronicasilveira.com/t4492-fonte-chaveada-x-fonte-automotiva
quanto a formula area do nucleo para uma determinada potência existe varias uma delas é essa:

                                     3
                   1.5 Pout 10
Ae Aw = --------------  
                   Kw Kp J fs B

link: http://caveromiranda.galeon.com/cursofontes.pdf

eu uso esse programa e nunca tive problema basta ajustar pra o seu uso:

https://mega.co.nz/#!NtAHzQaI!HeBrW27uta1DwAFTicoVWDo659MHLWFUZrRrN-8rStk

ele já te da a potencia máxima do núcleo em determinada frequência

3-se o acoplador óptico perde a referência ele vai trabalhar com duty cicle no máximo tentando manter a tensão
que foi projetado,ou seja a tensão de saída vai ficar no máximo como se não ouve se realimentação  

no seu caso quanto aos diodos pode usar diodos rápidos ou ultra rápidos com tensão minima 100v


Última edição por louroimortaldotempo em Qua 22 Jan 2014 - 3:50, editado 1 vez(es)
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagens : 319
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 55
Localização : palmeira dos indios alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por juli@no Qua 22 Jan 2014 - 1:22

Sobre o sotware que vc me indicou, me parece muito bom. Mas não entendi muito bem. Como por exemplo o B (densidade de fluxo) e densidade de corrente, eu não sei onde encontrar. Quando vc não tem datasheet do núcleo, vc costuma usar quais valores?

Sobre o caso do acoplador optico, ainda fiquei com dúvidas: Se o sg3525 perder a referência, ele começa a aumentar o duty cicle (mas não a frequência do pwm) para manter a tensão de saída o mais próximo possivel do valor nominal. Então pode-se dizer essa fonte é uma fonte estabilizada?

Vasculhei o tópico que vc me falou e pelo que entendi, os projetos das fontes de tensão mais baixa partiram de modificações deste projeto de -42V+42V, mas já faz alguns dias que o pessoal não posta nada lá. INfelismente não encontrei nenhum esquema elétrico, apenas PCBs... Mas vou pedir ajuda lá. Muito obrigado!
juli@no
juli@no
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 51
Data de inscrição : 04/01/2014
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por louroimortaldotempo Qua 22 Jan 2014 - 4:17

juli@no escreveu:Sobre o sotware que vc me indicou, me parece muito bom. Mas não entendi muito bem. Como por exemplo o B (densidade de fluxo) e densidade de corrente, eu não sei onde encontrar. Quando vc não tem datasheet do núcleo, vc costuma usar quais valores?

Sobre o caso do acoplador optico, ainda fiquei com dúvidas: Se o sg3525 perder a referência, ele começa a aumentar o duty cicle (mas não a frequência do pwm) para manter a tensão de saída o mais próximo possivel do valor nominal. Então pode-se dizer essa fonte é uma fonte estabilizada?

Vasculhei o tópico que vc me falou e pelo que entendi, os projetos das fontes de tensão mais baixa partiram de modificações deste projeto de -42V+42V, mas já faz alguns dias que o pessoal não posta nada lá. INfelismente não encontrei nenhum esquema elétrico, apenas PCBs... Mas vou pedir ajuda lá. Muito obrigado!

1-quanto ao software baixe ele novamente no mesmo link já é uma versão mais recente.
costumo usar 1500gaus 50khz quando não tenho datasheet do núcleo .
2-a frequência nessa topologia não se altera,quanto a fonte ser estabilizada: sim , pois se ela não fosse estabilizada
não seria necessário o acoplador óptico para fazer a realimentação da tensão de saída,e funcionaria em laço aberto.
3-você pode alterar essa fonte para a tensão que desejar alterando o secundário e o zener do acoplador optico.
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagens : 319
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 55
Localização : palmeira dos indios alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por juli@no Qua 22 Jan 2014 - 20:03

louroimortaldotempo escreveu:

1-quanto ao software baixe ele novamente no mesmo link já é uma versão mais recente.
costumo usar 1500gaus 50khz quando não tenho datasheet  do núcleo .
2-a frequência nessa topologia não se altera,quanto a fonte ser estabilizada: sim , pois se ela não fosse estabilizada
 não seria necessário o acoplador óptico para fazer a realimentação da tensão de saída,e funcionaria em laço aberto.
3-você pode alterar essa fonte para a tensão que desejar alterando o secundário e o zener do acoplador optico.    

Ok. Outra dúvida sobre a realimentação para controle da tensão de saída: E se a tensão aumentar? Como por ex, um pico de tensão na alimentação da fonte, causaria uma tensão na saída acima do valor projetado. Há algum controle enxergando isto?
juli@no
juli@no
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 51
Data de inscrição : 04/01/2014
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por Heidern Qua 22 Jan 2014 - 22:34

Eita louro agora achou hein...kkkkkk como sempre dando aula!!!


Ok. Outra dúvida sobre a realimentação para controle da tensão de saída: E se a tensão aumentar? Como por ex, um pico de tensão na alimentação da fonte, causaria uma tensão na saída acima do valor projetado. Há algum controle enxergando isto?


na verdade não é realimentação e sim valor de referencia na saída!

quem enxerga isso é o opto + zenner do valor de referencia!

Se o duty não tiver no máximo e tiver o valor de referencia ele vai sempre regular para manter este valor de referencia independente no pico de tensão na saída!

mais lógico o pico é determinado.....
praticamente só vai haver pico de tensão na saída se alterar a entrada! por isso que em fonte chaveada você faz o calculo do TR de potencia com o valor da entrada em:
valor nominal,
valor de pior caso
e valor de pico!

feito isso não vai ter problemas!

Att
Heidern
Heidern
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 117
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 35
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por jocelio Dom 14 Set 2014 - 16:05

Bom amigos tou montando também a minha premeira fonte com sg3525 e ir2110 queria saber se se eu alimentar o circuito pwm apenas com 12v sem mosfets da para verificar se esta oscilando ? ou seja queria ver a forma de onda e tal antes de colocar os mosfets . qual seria a forma de onda que tem que ter no pino 1 e 7 do ir2110 seria uma onda quadrada ? .
jocelio
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagens : 394
Data de inscrição : 20/11/2013
Idade : 32
Localização : bayeux pb

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por Humberto pedro Barbosa Seg 10 Nov 2014 - 20:00

Boa pergunta
Humberto pedro Barbosa
Humberto pedro Barbosa
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/11/2014
Idade : 31
Localização : viçosa mg

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por moisessantos Sex 3 Abr 2015 - 2:23

amigo boa noite ,vc poderia mim tirar uma duvida? esse fonte é de 42V + 42V por 800w que dizer que ela é 400W + 400W para cada 42V? e de quentas é a amperagen?
moisessantos
moisessantos
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/09/2014
Idade : 36
Localização : natal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por moisessantos Sex 3 Abr 2015 - 2:23

E ela não quema com facilidade não né?
moisessantos
moisessantos
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/09/2014
Idade : 36
Localização : natal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty onde achar a PCB pronta e por quanto

Mensagem por mparente Ter 7 Fev 2017 - 6:52

Alguém sabe onde posso encontrar essa PCB pronta e por quanto? As minhas não ficam com cara profissional então prefiro comprar. A menos que eu quera montar um projeto meu pra testar. Lógico que meus projetinhos são de hobbista.
vlw
mparente
mparente
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/01/2017
Idade : 55
Localização : GUarujá

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por Wesleysantana025 Seg 7 Ago 2017 - 23:02

mparente escreveu:Alguém sabe onde posso encontrar essa PCB pronta e por quanto? As minhas não ficam com cara profissional então prefiro comprar. A menos que eu quera montar um projeto meu pra testar. Lógico que meus projetinhos são de hobbista.
vlw

Dá uma olhadinha lá no mercado livre que tem a placa dessa fonte, só pegar os componentes e montar
Wesleysantana025
Wesleysantana025
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/07/2017
Idade : 25
Localização : São jose dos pinhais PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por nando rb Qua 9 Ago 2017 - 21:58

jocelio escreveu:Bom amigos tou montando também a minha premeira fonte com sg3525 e ir2110  queria saber se se eu alimentar o circuito pwm apenas com 12v sem mosfets da para verificar se esta oscilando ? ou seja queria ver a forma de onda e tal antes de colocar os mosfets . qual seria a forma de onda que tem que ter no pino 1 e 7 do ir2110 seria uma onda quadrada ? .

olá amigo. o sg3525 precisa de uma tensão de realimentação para setar o duty cycle, ele compara essa tensão com uma onda triangular para modular o pwm, se vc não fornecer essa tensão, ele deslocará o duty no máximo ou no mínimo, e vc verá na saída para os mosfets apenas um sinal contínuo. por isso, sem os mosfets, não há realimentação. o que vc pode fazer, é colocar um potenciômetro entre a referência de 5.1v e o terra, para o comparador, e ajustar até ver a onda quadrada em OUT_A/B. os pinos 7,6 e 5 atuam no oscilador, mesmo se vc encontrar uma onda triangular neles, se não atender as condições acima, não terá sinais para os mosfets.
nando rb
nando rb
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 22
Data de inscrição : 15/12/2011
Idade : 35
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por mparente Qua 28 Mar 2018 - 19:58



olá,se você está querendo auterar esta fonte para uso automotivo aconselho procurar no forum
por fonte automotiva o topico é esse: http://www.eletronicasilveira.com/t4492-fonte-chaveada-x-fonte-automotiva
quanto a formula area do nucleo para uma determinada potência existe varias uma delas é essa:

                                     3
                   1.5 Pout 10
Ae Aw = --------------  
                   Kw Kp J fs B

link: http://caveromiranda.galeon.com/cursofontes.pdf

eu uso esse programa e nunca tive problema basta ajustar pra o seu uso:

https://mega.co.nz/#!NtAHzQaI!HeBrW27uta1DwAFTicoVWDo659MHLWFUZrRrN-8rStk



O link para download do site MEGA esta vazio, Vc poderia postar novamente? obrigado
mparente
mparente
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/01/2017
Idade : 55
Localização : GUarujá

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por louroimortaldotempo Qui 29 Mar 2018 - 6:14

https://drive.google.com/open?id=0B4X9g_x0fCcQdEVuUWZmUjR2YlU

https://drive.google.com/open?id=0B4X9g_x0fCcQdEVuUWZmUjR2YlU

Positivo Positivo

_________________
o amor é lindo mas...é de vidro kkkk
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagens : 319
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 55
Localização : palmeira dos indios alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria Empty Re: Ajuda sobre Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge 800W - Dúvidas sobre a teoria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos